Por onde andam as dançarinas do Clube do Bolinha?

Por onde andam as dançarinas do Clube do Bolinha?


O Clube do Bolinha foi um programa de auditório brasileiro exibido aos sábados pela Rede Bandeirantes.

Apresentado por Édson Cury, mais conhecido como Bolinha, o programa revelou muitos talentos da música brasileira, pois era uma vitrine para artistasconsagrados ou em começo de carreira. Uma das características marcantes do programa era a irreverência do apresentador, que costumava conduzi-lo vestido com camisas bufantes super coloridas. O programa contava também com vários quadros, entre eles o antológico "Eles e Elas", no qual havia shows de travestis, drag queens e transformistas.

O Clube do Bolinha foi durante anos a principal atração das tardes de sábado da Bandeirantes até que, em 30 de abril de 1994, a emissora decidiu tirá-lo de sua grade

Sandra Lee - Por onde andam as dançarinas do Clube do Bolinha?

Sandra Alves de Souza já trabalhava como modelo antes de trabalhar como Bolete e ganhou o sobrenome depois de uma seção de fotos para a revista Homem, na época principal concorrente da Playboy.

Ao assistir o Clube do Bolinha, na Band em 85, Sandra viu uma amiga que dançava no programa e não hesitou para pedir que a apresentasse quando houvesse uma vaga.



Beth Coqueiro - Por onde andam as dançarinas do Clube do Bolinha?

Começou a carreira se apresentando no programa Viva a Noite que exibia um concurso de mulatas conquistando o primeiro lugar.

Depois de uma temporada no Japão onde se apresentava com diversas mulatas, fora informada sobre um teste no Teatro Záccaro, no tradicional bairro do Bixiga.

Zulu - Por onde andam as dançarinas do Clube do Bolinha?

Tímida, é assim que podemos resumir a Bolete que não ria. Conhece Bolinha aos 14 anos e de lá só saiu quando o apresentador teve que seu ausentar para tratar-se de um câncer no intestino.

Perseguida por muitos cantores que a tentaram fazer sorri, Zulu nunca dava o braço a torcer nem mesmo quando Genival Lacerda ou mesmo Sergio Mallandro, presenças frequentes no programa tentavam arrancar um mínimo sorriso.

Com o final do programa, Zulu percorreu o país nas mais diversas caravanas. Cheia de relíquias dos tempos de Boletes como a última camisa de Bolinha em um show, Zulu ainda mantêm intactos os maiôs que usava no programa.


A maior marca do Clube do Bolinha era o elenco de bailarinas, conhecidas carinhosamente como “Boletes”. O elenco de “Boletes” era composto também por algumas ex-chacretes (ex-dançarinas do Chacrinha).

Imagem extraída do Google Imagens
No vídeo acima, foi possível conferir nos créditos do programa, o nome de algumas Boletes, que fizeram parte do programa naquela época. Uma das mais conhecidas era a “Zulu” (Cleusa), que em hipótese alguma sorria, seguindo apenas na execução de sua coreografia com um ar sério e sisudo, mesmo com as graças e micagens do apresentador perto dela.

Boletes Zulu e Cleide | Imagem extraída do Google Imagens
Boletes Lucinha e Claudia | Imagem extraída do blog “Cidadão Quem – La Dolce Vita
Veja abaixo também algumas fotos das Boletes durante o programa. As imagens estão no perfil de uma das ex-boletes no Flickr:
boletes, tv band s/p
boletes tv band

Apresentação das Boletes do Clube no ano de 1983:

No vídeo abaixo você relembra o “Concurso de Boletes”:

Neste outro vídeo abaixo, você confere um especial realizado no programa “Boa Noite Brasil” no ano de 2006, apresentado por Gilberto Barros, onde era relembrado momentos marcantes da memória da TV brasileira além de uma homenagem ao “Clube do Bolinha”, com as Boletes e um “Por onde andam”, para mostrar o destino de algumas delas após o fim do programa:


Abaixo você confere a lista de nomes de diversas boletes que passaram pelo programa em seus 20 anos de duração:
– Zulu (cuja fama era a de nunca sorrir para as câmeras);
– Tânia Bang Bang (a secretária pessoal e assistente de produção musical do Clube, casada com o cantor Antônio Luiz – o qual também fazia as vezes de assessor nas viagens da Caravana do Bolinha);
– Telma;
– Edna Poncell;
– Delma;
– Inês;
– Valquíria;
– Norman;
– Raquel;
– Sonia Lírio;
– Sônia Rangel;
– Isná;
– Gracinha Japão;
– Eduarda;
– Carla;
– Audrey;
– Sandra Lee;
– Silvana;
– Míriam Bianchi;
– Rose Cleópatra;
– Ana Maria;
– Marta Martin;
– Verônica;
– Leda Zepellin;
– Índia Amazonense;
– Laura;
– Júlia;
– Gina Tropical;
– Neide;
– Sandra Janete;
– Olívia;
– Fábia;
– Lúcia;
– Vanderléia;
– Beth Balanço;
– Beth Gazeta;
– Beth Coqueiro;
– Iris;
– Renata;
– Solange;
– Marli Bang Bang;
– Iara;
– Sônia Brasil;
– Paola;
– Prisclila;
– Érica;
– Thais;
– Kelly;
– Valéria;
– Rita;
– Teca;
– Baby;
– Marta;
– Charlene;
– Regiane;
– Tânia;
– Moara;
– Samantha;
– Marcela;
– Loraina.
– Anna

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem