A tradicional Via Sacra do Redentor é realizada desde 1979.



A tradicional Via Sacra do Redentor é realizada desde 1979. No entanto, vale destacar que as peregrinações até o Alto do Redentor existem desde o final do século XIX. Por volta de 1895, iniciaram-se as romarias na antiga Serra da Raposa. Já no ano de 1900, em uma das romarias comandadas pelo Vigário Joaquim Pinto, fincou-se no ponto mais alto da cidade de Limoeiro uma enorme cruz, em comemoração à chegada do novo século. Uma pequena estátua do Cristo Redentor foi posta aos pés do Cruzeiro. Milagres foram atribuídos ao Cristo Redentor e, assim, o local foi rebatizado de Serra do Redentor.

Todos os anos, são celebradas no local a Missa de 1º de Janeiro (Solenidade de Maria Mãe de Deus) e a Via Sacra do Redentor (Sexta-Feira da Paixão do Senhor Jesus Cristo), que conta com um público aproximado de 7 mil pessoas. Antônio de Souza Vilaça (in memoriam) relata em suas obras que, até 1950, quando ainda não existia a Escadaria do Redentor, eram realizadas procissões em percurso zigue-zague na região do Redentor.

A Escadaria que dá acesso ao Redentor conta com 628 degraus e teve sua construção concluída em 1958, após uma grande mobilização dos moradores da Comunidade do Redentor, à época liderados pelas senhoras Maria José Figueira de Ferreira Lima (in memoriam), Joviniana Ribeiro da Costa (in memoriam) e Teresa Sobral de Albuquerque Melo (in memoriam). O processo de construção da Escadaria também contou com o apoio de famílias e empresas da cidade.

O Cristo Redentor de Limoeiro, localizado em frente à Capela, foi inaugurado em 2004. A Prefeitura está coordenando o projeto do novo Mirante do Redentor, no qual será construído o novo monumento do Cristo Redentor (com 38 metros totais, sendo 5 metros de base e 33 metros de estátua), será revitalizada a escadaria e serão construídos empreendimentos voltados à gastronomia regional. O projeto da obra foi autorizado pela Caixa Econômica Federal e licitado pelo Governo Municipal. A Economia local será aquecida através do Turismo.

Apuração: Luís Francisco Prates e Gabriel Ferreira/Prefeitura de Limoeiro
Primeira imagem: Acervo/Gabriel Ferreira
 Imagens aéreas: Júnior Cézar/Prefeitura de Limoeiro e Rafael Marques/Cortesia
Descrição das imagens: A primeira foto mostra o antigo Cruzeiro do Redentor. As demais fotos são imagens aéreas do Cristo Redentor com vista para a cidade de Limoeiro.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem